domingo, 10 de abril de 2011

PIEF participa na Semana da Leitura

No dia quinze do mês de março, os alunos da turma Pief 9º I, apresentaram no auditório do bloco 1 da E.B. 2,3/S de Arcos de Valdevez, a peça de teatro “A Cinderela”, uma adaptação de Jaime Ferreri, no âmbito da Semana da Leitura, numa colaboração com a BE/CRE da Escola. Esta pequena peça evidencia determinadas atitudes a repensar e valores a adquirir por todos. Os “atores” representaram ao som de boa música clássica e o seu desempenho em palco foi coadjuvado por imagens projetadas, servindo estas também de cenário.
Estiveram a assistir a esta representação diversas turmas da escola, acompanhadas por docentes, em dois momentos distintos: a primeira ocorreu às dez horas e vinte minutos e a segunda às onze horas e cinquenta e cinco minutos. Saliente-se que o auditório esteve sempre repleto de entusiasta audiência e que os nossos atores souberam estar, tendo-se comportado de forma adequada e responsável.
Esta representação resultou de um trabalho multidisciplinar, envolvendo toda a equipa pedagógica e as Técnicas de Intervenção Local e teve como objectivo principal promover a integração escolar dos discentes. É de referir que este tipo de atividade vai de encontro ao perfil destes alunos, pois, de uma forma mais lúdica, desenvolveram outras competências, nomeadamente a expressão oral, a leitura (compreensão/interpretação e ato de ler), mas também aprenderam a adequar comportamentos, desenvolveram o sentido de responsabilidade, concentração, atenção e espírito de entreajuda.
A turma Pief do 9º H apresentou na mesma altura uma actividade subordinada ao tema dos Direitos da Criança. Os elementos da turma declamaram alguns dos direitos inscritos na Convenção dos Direitos da Criança com o objetivo de os divulgar e promover.
Neste mesmo dia, às catorze horas, os nossos alunos assistiram na Casa das Artes à peça de teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, levada à cena pelo Filandorra – Teatro do Nordeste, sob encenação de David Carvalho. Os alunos adoraram a representação e souberam estar.
Foi, assim, um dia repleto de emoções e de aprendizagens!






Sem comentários: